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Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou decapagem com jato abrasivo (português europeu) ou muitas vezes simplesmente jateamento (português brasileiro) ou decapagem mecânica (português europeu) é uma operação de tratamento de superfícies que consiste em propulsionar um fluxo de material abrasivo contra uma superfície em alta velocidade, de maneira a erodir uma superfície, tornar rugosa uma superfície lisa, dar formas a uma superfície, remover os contaminantes de uma superfície contaminantes ou martelar uma superfície metálica. O meio propulsor mais usado é o ar comprimido. Outro meio propulsor usado é a água.
O primeiro processo de jateamento abrasivo foi patenteado pelo americano Benjamin Chew Tilghman em 18 de Outubro de 1870 e servia para criar desenhos em pedras, sobretudo colocação de nomes em pedras tumulares.
Como método de preparação de superfícies apenas começou a ser usado a partir dos anos 30 do século XX, tendo apenas se tornado como método padrão a partir da segunda guerra mundial, quando a marinha americana concluiu que a pintura de um navio possuía uma durabilidade muito maior se a superfície fosse jateada (português brasileiro) ou decapada (português europeu) com jacto abrasivo.[1] O Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou Decapagem com jacto abrasivo (português europeu) é o método considerado mais eficiente e aquele que promove a melhor limpeza para posterior pintura em superfícies metálicas. Em certo tipo de revestimento (Tintas ricas em Zinco ou Metalização) é mesmo o único método de limpeza de superfícies admissível
A decapagem manual necessita de um compressor para comprimir o ar, ao qual se liga uma cuba de decapagem que contém o abrasivo. Da cuba de decapagem sai a mangueira que está acoplada ao bico de decapagem, este é uma peça construída em Carboneto de Tungstênio que direcciona o fluxo e velocidade do jacto abrasivo. Neste tipo de operação o trabalhador terá que possuir os seguintes equipamento de protecção:
Ponte Eastcliff preparada para decapagem e Pintura
Dentro de um pavilhão de pintura, a operação é executada numa cabina com sistemas de ventilação e tratamento de poeiras e reciclagem de abrasivos. Quando se pretende executar esta operação numa estrutura ao ar livre (Ponte) ela terá que ser completamente envolvida em lona ou outro material similar de modo a impedir a contaminação do ar e dos solos com os resíduos da operação.
Devido às restrições colocadas pelas autoridades Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou Decapagem com jacto abrasivo (português europeu) ao ar livre está proibida ou fortemente limitada. De modo a eliminar o volume de poeiras libertadas por esta operação existem métodos de jateamento que adicionam água ao fluxo de abrasivo. Os resultados são em tudo idênticos ao jacto abrasivo seco, possuindo, no entanto os seguintes inconvenientes.[4]: *A superfície húmida gera corrosão instantânea assim que seca, pelo que é sempre necessário enxaguar com água doce com um inibidor de corrosão;